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Escolher os pneus por marca

GRIP500 possui uma ampla variedade de pneus para auto, 4x4, SUV, utilitário, 4 estações, inverno e verão. Lance uma pesquisa por tamanho ou escolha a marca que pretende para ver todos os pneus disponíveis. Temos pneus em todos os tamanhos e para todos os veículos. A entrega é gratuita a partir de 2 pneus idênticos comprados.

O comportamento em estrada de uma moto e os seus desempenhos estão intimamente ligados à qualidade e ao estado dos pneus que a equipam. Para circular com toda a liberdade em longas distâncias sem riscos, é necessário, portanto, ter em atenção a escolha dos pneus. Descubra os nossos conselhos práticos para a escolha dos pneus para a sua moto.

Quais são os tipos diferentes de pneus de moto que existem?

Distinguem-se 4 grandes famílias de pneus para as motos:

  • Os pneus de estrada;
  • Os pneus moto-sport;
  • Os pneus de pista;
  • Os pneus motocross trail.

O pneu de estrada é o modelo mais conhecido e o mais comum. É o que equipa a grande maioria das motos novas. Oferece boas garantias em termos de material de conforto e de longevidade. Na cidade como na autoestrada, este tipo de pneus permitirá desfrutar de uma condução harmoniosa em todas as situações.

O pneu moto-sport disponibiliza desempenhos fiáveis em matéria de aderência e de maneabilidade. Está especialmente concebido para satisfazer as necessidades dos apaixonados pela velocidade e aumentar o prazer da condução desportiva. A sua configuração facilita as mudanças rápidas de trajetória. Aumenta muito rapidamente em temperatura.

O pneu moto de pista (ou pneu slick) está adaptado à condução desportiva em pista. Disponibiliza um excelente comportamento nos pontos de ângulos.

O pneu motocross trail disponibiliza uma maneabilidade otimizada. Os amantes de Off Road encontrarão a sua felicidade, uma vez que se adapta facilmente aos terrenos mistos.

Quando mudar os pneus da minha moto?

Em caso de envelhecimento ou desgaste

Um pneu de moto que atingiu o seu limite legal de desgaste de 1 mm tem obrigatoriamente de ser substituído. Este limite é indicado pelas marcas de desgaste que se encontram nas ranhuras de profundidade do pneu. Assim que o seu pneu atingir o nível destes sinais de desgaste, o pneu já não tem um bom desempenho, por isso deve ser substituído rapidamente.

Tenho de substituir os dois pneus?

Tudo depende do nível de desgaste deles. Por exemplo, se uma das rodas está totalmente desgastada e a outra ainda está em com estado, pode decidir substituir apenas a que está deteriorada nessa altura para que possa fazer algumas economias. Mas nada impede também que substitua todos os pneus para ficar com tudo novo a 100%. Tal permitir-lhe-á ter dois pneus em que o desgaste será síncrono (ou quase). Se decidir não substituir mais que um dos pneus aconselha-se que mantenha um perfil idêntico entre a peça dianteira e a traseira.

Se tiver dúvidas não hesite em pedir aconselhamento ao seu mecânico.

Os critérios a ter em consideração para escolher os pneus da sua moto

Deseja substituir os pneus de uma moto para obter maior desempenho ou para mais potência? Aqui tem alguns critérios que deve ter em consideração.

O tipo de moto

Que tipo de moto tem? É uma scooter, de estrada, uma roadster, uma desportiva ou uma moto enduro? É muito importante saber isso, uma vez que para cada tipo de moto correspondem pneus específicos. Por exemplo, se conduz uma moto enduro, terá necessidade de pneus robustos e com pregos fortes. Por outro lado, se tem uma scooter, irá utilizar preferencialmente pneus pequenos em que a banda de rodagem não tenha muitos sulcos.

A dimensão

Antes de encomendar os pneus para uma moto, a primeira coisa a fazer é identificar as dimensões dos pneus atuais. Para as encontrar basta verificar o flanco das rodas. Aí encontrará uma inscrição semelhante a esta: 120/70 R17. Os caracteres representam respetivamente:

  • A largura da superfície de contacto do pneu com a estrada (em milímetros):
  • A relação altura do flanco / largura da banda de rodagem;
  • A estrutura da roda (radial)
  • O diâmetro da jante.

A partir do momento em que conhece as dimensões das rodas de origem, baseie-se nelas para comprar os seus novos equipamentos.

Pode decidir equipar a sua moto com rodas mais largas que as de origem. Nesse caso, respeite as recomendações oficiais no que se refere à alteração de dimensões dos pneus de uma moto.

A estação

É recomendável escolher os pneus adaptados à estação do ano em que deseja circular. Os pneus standard estão adaptados para pisos secos ou moderadamente molhados, são muito práticos no verão. Não tem de se preocupar se circular principalmente durante este período do ano.

Se também faz viagens durante os períodos com gelo, deve pensar equipar a sua moto com pneus de inverno. Estas rodas têm umas borrachas especialmente concebidas para resistirem a baixas temperaturas e para prevenirem as derrapagens. Reconhecemo-las pela indicação 3PMSF visível no flanco.

Os índices de carga e de velocidade

O índice de carga de um pneu para uma moto indica o peso máximo que o mesmo pode suportar. É um código numérico (compreendido entre 20 e 120) que se encontra no flanco de todos os pneus, mesmo ao lado das dimensões. O índice de velocidade indica a velocidade máxima que um pneu pode atingir a partir do momento que se encontra em movimento. É um código alfabético compreendido entre A1 e W.

É proibido circular com rodas em que os índices e carga e de velocidade sejam inferiores aos dos pneus de origem. Em contrapartida, o inverso é autorizado.

A estrutura dos pneus (tubeless ou tubetype)

Chamamos tubetype aos pneus que necessitam de uma câmara de ar para funcionarem. Os pneus tubetype são sobretudo utilizados em cross uma vez que diminuem os riscos de furo. Os modelos tubeless não necessitam de câmara de ar para circularem.

A marca

As marcas como a Pirelli, Michelin, Dunlop, Bridgestone, Continental e Metzeler fazem parte dos melhores. Constituem a unanimidade desde há vários anos no que se refere à qualidade e aos desempenhos dos seus produtos. Ao escolher um destes fabricantes, tem a certeza de obter os pneus que possuem as mais recentes inovações em matéria de segurança e comportamento em estrada.

Contudo, existe no mercado uma quantidade de outras marcas menos conhecidas que também propõem rodas de muito boa qualidade para moto. Com os diferentes aconselhamentos aos clientes disponíveis na internet é muito fácil avaliar a qualidade de um pneu.

Onde comprar os pneus para uma moto?

Para comprar os seus pneus, pode dirigir-se a uma loja física ou numa plataforma de venda online. A segunda opção é de longe a mais vantajosa. De facto na internet e em particular na GRIP500, está disponível uma oferta muito boa e diversificada de pneus para moto a preços acessíveis e competitivos. Assim, tem a possibilidade de estudar minuciosamente as características dos produtos que lhe interessam e de os comparar para que faça uma boa escolha. Se tiver dúvidas, pode apoiar-se nos aconselhamentos dos nossos clientes para que possa tomar uma boa decisão.

Por fim, colocamos à sua disposição uma rede de mecânicos parceiros para ajudarem na montagem dos pneus da sua moto.

Rodagem dos pneus

Como todos os pneus, os das motos têm necessidade de um período de rodagem antes de atingirem os desempenhos esperados da borracha. De facto, um pneu novo terá menos aderência na estrada durante os primeiros quilómetros, nomeadamente pelo facto da pequena película de parafina que pode agarrar-se à borracha aquando da produção do pneu. Por consequência, conduza de forma prudente depois de qualquer mudança de pneus e privilegie uma condução segura desde as primeiras viagens, o tempo suficiente para se habituar ao pneu novo para evitar más surpresas.

Como proceder à manutenção dos pneus de moto?

Pouco importa a qualidade dos pneus que escolheu bem como o preço, não durarão se lhes faltar a manutenção. Para tal, é importante que verifique regularmente a pressão dos seus pneus com a ajuda de um manómetro. Se não tiver esta ferramenta, pode deslocar-se a uma oficina para que realizem a verificação por si.

O estado geral dos pneus da sua moto também deve ser objeto de uma inspeção periódica. Se verificar uma deformação ou sinais de desgaste irregular, consulte um profissional dentro do prazo mais curto de tempo.

Não hesite em consultar o catálogo da GRIP500 para equipar a sua moto com pneus de bom desempenho e a preços acessíveis que desafiam toda a concorrência.

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