Os pneus reforçados dispõem de flancos mais resistentes do que os pneus clássicos "SL" (Standard Load). São concebidos para suportar cargas pesadas e mais restrições. Equipam veículos potentes ou pesados ou os dois.
Como identificar um pneu XL ou reforçado?
Em função dos fabricantes, os pneus reforçados são identificados por uma marcação específica situada ao nível dos flancos:
-
RFD, RF, REINF (Reinforced)
-
XL (extra load)
Quais são as vantagens e inconvenientes de um pneu reforçado ou pneu XL?
Vantagens:
- Melhor longevidade em quilómetros.
- Melhor resistência aos impactos.
- Melhor estabilidade a alta velocidade e em curvas.
- Melhor tração e capacidade de transferir a potência ao solo.
Inconvenientes:
- Muito ligeiramente mais ruidoso, cerca de 1dB.
- Menos confortável pois os flancos são mais rígidos.
- Ligeiro aumento do consumo de combustível pois os pneus são mais pesados.
Repare que os inconvenientes são mais teóricos do que constatáveis em estrada. Em contrapartida, as vantagens relativas aos desempenhos são certas.