Questiona-se: "É possível reparar o meu pneu?"; "É fiável reparar um pneu furado?"; "É possível reparar um pneu Run Flat?", então leia isto.
Em função dos danos, pode não ser possível reparar o seu pneu.
- Se circulou com o pneu vazio, isso pode ter danificado irremediavelmente a respetiva estrutura. Um pneu run flat pode ser reparado se não tiver circulado vazio…
- Em caso de perfuração por corpo estranho, o furo terá de ter um diâmetro inferior a 6 mm.
- Os rasgos não são passíveis de ser reparados.
- O flanco do pneu tem de estar intacto.
Se o seu pneu não se incluir numa das situações excecionais mencionadas atrás, pode repará-lo segundo 2 métodos mais ou menos fáceis e mais ou menos fiáveis.
A reparação pelo exterior:
- Insira a ferramenta roscada no furo para preparar a inserção do taco.
- Insira um taco com cola no interior do porta-taco.
- Insira o taco e retire o porta-taco com cuidado.
- Corte o excedente do lado de fora do pneu.
Reparação terminada!
Vantagens:
- Técnica muito simples.
- Reparação rápida.
- Não é necessário desmontar o pneu.
Inconvenientes:
- A estrutura interna do pneu não é examinada.
- É necessário verificar a estanquicidade.
A reparação pelo interior:
É preciso desmontar o pneu, limpá-lo, furá-lo, colar o remendo e recortar o excedente. Exige a intervenção de um mecânico.
Vantagens:
- Reparação fiável.
- Realizada por um especialista.
Inconvenientes:
- Mais cara do que a reparação pelo exterior.
- Mais difícil de realizar.