A inspeção periódica responde a exigências definidas pelas autoridades e varia de país para país, mas os pontos essenciais são sistemativamente os mesmos. Podemos sintetizar o essencial para o ajudar a determinar se o seu veículo está pronto a passar na inspeção periódica no que toca a pneus.
Os problemas mais graves:
- Ausência total ou parcial de marcação nos pneus (tamanhos, índice de carga ou de velocidade…).
- Pneus diferentes no mesmo eixo.
- Pneus runflat e não runflat montados no mesmo veículo.
- Pneus que apresentam danos como: fendas nos flancos, entalhes, rasgos, hérnia…
- Indicador de desgaste aceso.
- Inexistência no TPMS ou avaria nesse sistema.
- Pneus que ficam salientes da carroçaria.
- Índices de velocidade e de carga inferiores aos indicados pelo construtor do veículo.
Os problemas menos graves:
- Pneus com demasiada pressão ou com pressão insuficiente.
- Desgaste irregular sem chegar ao indicador de desgaste.