Comprar pneus não é fácil! Muitos fatores podem ser tidos em conta ou influenciar a sua escolha na altura de trocar os seus pneus.
É difícil elaborar uma lista exaustiva dos elementos que o vão influenciar aquando da compra dos seus pneus. Por conseguinte, enumeramos apenas alguns exemplos, como:
- A importância que a marca dos pneus tem par si,
- O tipo de veículo que utiliza
- As performances de condução (em piso seco, piso húmido, em linha reta, em travagem, a grande velocidade, o desgaste, a aderência, a tração…)
- O orçamento que pretende alocar aos seus pneus
- A estação em que os pneus vão ser utilizados
O legislador europeu procurou, por isso, normalizar e regulamentar 3 critérios principais (e universais) que podem ajudá-lo a ver com mais clareza na selva das diferentes ofertas e performances de pneus.
O objetivo é que o consumidor e utilizador de pneus tenha à sua disposição elementos fatuais para avaliar a performance dos pneus.
Saber tudo sobre o rótulo europeu dos pneus?
Definição
A rotulagem europeia dos pneus foi regulamentada na norma EC 1222/2009 pela Comissão Europeia (SEC) em 2008. Entrou em vigor a 1 de novembro de 2012. Consiste em medir de forma objetiva a performance dos seus pneus com base em 3 critérios de desempenho fundamentais:
- O critério ambiental -> medido pelo consumo de combustível
- O critério de segurança em rolamento -> medido pela distância de travagaem em piso húmido
- O critério de conforto de utilização -> medido pelas emissões de ruído
Estes critérios estão normalizados de forma precisa para evitar variações de performances em função das máquinas de medição utilizadas, das velocidades e dos veículos utilizados nos ensaios, das temperaturas e do tipo de revestimento dos pisos, bem como de todos os outros fatores que influenciem os resultados.
Os resultados baseiam-se nas declarações dos fabricantes de pneus. Os organismos de controlo pode estar tanto ao nível dos países como da união europeia.
Para que serve o rótulo europeu dos pneus?
O principal objetivo deste rótulo é dar ao consumidor mais legibilidade sobre a performance real dos pneus, evitando dessa forma as técnicas de marketing e outras imagens de marca dos produtos.
O segundo objetivo consiste em estimular os produtores de pneus a produzir pneus de melhor qualidade ambiental, mais seguros e confortáveis para os utilizadores.
Quais são os pneus afetados pelo rótulo europeu dos pneus?
Todos os pneus novos para automóveis, carrinhas e camiões fabricados a partir de 01/07/2012 têm de ser submetidos aos testes do rótulo europeu de pneus.
Só não têm obrigação legal de se submeter aos testes, os pneus moto, moto 4, recauchutados, off-road, pista, coleção, rodas sobresselentes e com pregos. Por conseguinte, apenas estes pneus podem ser comercializados sem rotulagem europeia de pneus.
Como ler o rótulo europeu dos pneus?
A conceção do rótulo tem por objetivo visualizar muito rapidamente a performance do pneu, graças às cores e escalas de valores utilizados.
Por trás destes pictogramas, cores, classificações e escala de valor, poucos utilizadores conhecem realmente o significado dos testes e dos resultados.
O que é a resistência ao rolamento (também designada consumo de combustível)?
A resistência ao rolamento de um pneu corresponde à quantidade de energia utilizada por um pneu aquando do contacto com a estrada. Podemos considerar que a resistência ao rolamento de um pneu utiliza 20% a 30% da energia de um veículo.
O teste consiste em medir:
- no banco de ensaios (máquinas homologadas pela união europeia)
- em condições idênticas (tamanho de pneu, velocidade, potência, peso, temperatura)
o consumo de combustíve de um pneu à velocidade de 100 km/h.
A classificação faz-se por meio de 6 categorias, que vão da letra A até à letra G.
A diferença de classificação entre 2 letras corresponde a um consumo de cerca de +/- 0,1 litro por 100 km percorridos.
Por exemplo, um pneu com uma classificação "A" em consumo de combustível "consumirá" cerca de 0,5 litros menos aos 100 quilómetros do que um pneu com uma classificação "G" com uma utilização idêntica.
Como é medida a travagem aquando de uma travagem em piso molhado?
É em condições difíceis que é bom medir o critérios de segurança de um pneu. O teste consiste, portanto, em medir a distância de travagem de emergência em estrada molhada a uma velocidade de 80 km/h.
O número de metros percorridos entre a ativação da travagem e a imobilização do veículo é então medido e indicado na rotulagem.
Um veículo com classificação "A" tem uma distância de travagem inferior a 28 metros. As classificações "D" e "G" não são utilizadas.
Eis uma tabela com as diferenças de travagem por categoria:
Classificação de travagem em piso molhado | Distância de travagem | Diferença em metros entre a classificação e "A" |
---|---|---|
A | 28 metros | |
B | 31 metros | +3 metros |
C | 35 metros | +7 metros |
D | ||
E | 31 metros | +12 metros |
F | >46 metros | >+18 metros |
G |
Se tomarmos a largura de uma passagem de peões (passadeira de 3 metros), isso significa que um veículo com uma classificação "A" em travagem com piso molhado se imobilizará no equivalente a 6 passadeiras antes de um veículo com uma classificação "E".
Como medir o ruído emitido por um pneu?
Ao rolar, o pneu emite ruído. Este ruído resulta da passagem do ar entre o pneu e o piso, bem como da fricção entre o piso e o pneu.
O teste consiste, em banco de ensaios, em gravar e medir tais emissões de ruído.
O resultado é expresso em decibéis dB e simbolizado por 3 barras de ruído no pictograma do rótulo.
Eis as diferentes emissões de ruído:
Barra representada no pictograma | Emissão de ruído em dB |
---|---|
1 barra | =<67dB |
2 barras | Entre 67db e 71dB |
3 barras | Entre 72db e 76dB |
Onde se encontra o rótulo UE dos pneus?
O rótulo dos pneus deve estar disponível para consulta pelos automobilistas e compradores de pneus antes, durante e após o ato de compra.
Antes de comprar os seus pneus:
No ponto de venda: o distribuidor de pneus tem a obrigação de ter bem visíveis as etiquetas no seu showroom e na zona de armazém. Caso a etiqueta se tenha descolado da banda de rolamento do pneu, as informações devem ser disponibilizadas de imediato.
Na internet: o site tem a obrigação de indicar nas páginas de resultados de pesquisa, bem como em cada ficha de produto, os resultados e imagens das etiquetas para cada um dos pneus à venda e a que diz respeito a etiquetagem.
A etiqueta é normalizada (tamanho, fonte utilizada, jogo de cores),
Após a compra dos seus pneus:
Nas faturas de pneus comprados na Internet ou em loja, devem figurar o tamanho, a marca e o perfil dos seus pneus, bem como as classificações nos 3 critérios que constituem a rotulagem europeia dos seus pneus.
Quais são os limtes do rótulo europeu de pneus?
A existência do rótulo permitiu uma melhor visibilidade da performance dos pneus. O rótulo dos pneus permite também ao consumidor ficar mais bem informado ao comparar os diferentes pneus entre si.
Em contrapartida, o rótulo está limitado a 3 performances. Ora, quando um fabricante desenvolve produtos novos, baseia-se em mais de 30 critérios objetivos e subjetivos diferentes, tais como: travagem em piso seco, travagem em piso com neve, desvio a baixa velocidade, desvio a alta velocidade, conforto de circulação, quilometragem, aderência em piso seco, aderência em piso com neve, gelo…
Por outro lado, se é verdade que o rótulo é um bom indicador para os pneus verão e todas as estações, não é tão bom para os pneus inverno.
Quais são as diferenças entre o rótulo europeu de pneus e o UTQG americano?
O rótulo europeu e o UTQG americano têm os 2 como objetivo ajudar a consumidor a encontrar os pneus certos. No entanto, os critérios de teste são diferentes, bem como os métodos de medição.
Por essa razão, não podemos comparar realmente estes 2 sistemas de classificação.