Consulte as pressões de enchimento indicadas pelo construtor do seu automóvel no respetivo manual de manutenção ou no rebordo da porta do lado do condutor. Em função da repartição dos pesos do seu veículo, a pressão pode ser diferente na dianteira e na traseira. A carga também influencia a pressão de enchimento recomendada; quanto maior for a carga transportada, mais será preciso encher os pneus.
Pressão a frio:
Idealmente, deve verificar e corrigir a pressão a frio, pois a circulação provoca um aquecimento do pneu e isso faz aumentar a pressão. Em caso de verificação a frio, encher até à pressão indicada pelo construtor do seu automóvel.
Pressão a quente:
A pressão indicada pelo construtor é a frio, sem o pneu ter circulado. Quando os pneus arrefecem após a utilização, perdem cerca de 0,3 bar de pressão. Por isso, ao encher os pneus a quente, convém aplicar 0,3 bar a mais para conseguir a pressão correta.
No inverno:
Com condições climatéricas de inverno, pode encher com mais 0,2 bar, dado que o frio diminui a pressão dos pneus.
Em altitude:
Não é necessária qualquer alteração; a diminuição da pressão causada pelo frio é compensada pelo aumento da pressão originado pela altitude. Os 2 efeitos anulam-se mutuamente.
Em autoestrada:
Pode aumentar em 0,3 bar se estiver habituado a percorrer longas distâncias em vias rápidas. Isso vai ajudar o pneu a resistir melhor ao efeito de esmagamento da banda de rolamento provocado pelas elevadas rotações por minuto a alta velocidade. Esta recomendação é particularmente válida para os amantes de alta velocidade.