O treadwear de um pneu é um dos 3 índices de medidas definidas pelo UTQG. As 2 outras medidas são: o índice de tração de um pneu e o índice de temperatura do pneu em circulação.
Estes 3 índices estão marcados no flanco dos seus pneus e têm por objetivo informá-lo sobre as performances dos seus pneus.
O que é o UTQG?
UTQG é uma notação definida pelo departamento de transportes americano. A marcação é obrigatória para todos os pneus que circulam nos Estados Unidos. Como os fabricantes de pneus fabricam em todo o mundo, a grande maioria dos pneus que circulam na Europa não possuem esta marcação. Ela não é obrigatória na Europa.
Definição de "treadwear" num pneu
O "treadwear" é um índice de desgaste da banda de rolamento de um pneu. Se é difícil responder à pergunta "quantos quilómetros percorri com os meus pneus? », podemos, no entanto, testá-los consoante um protocolo comum e normalizado para os avaliar e, eventualmente, os comparar com base neste índice.
O resultado de tais testes é expresso por 3 algarismos. Quanto mais elevado for o índice "treadwear" do pneu, mais o pneu vai durar no tempo e mais quilómetros vai percorrer. Inversamente, quanto mais baixo for o índice "treadwear", mais rápido será o desgaste sofrido pelo pneu.
Assim, um pneu com um "treadwear" de 600 vai, teoricamente, durar 3x mais do que um pneu com um "treadwear" de 200.
Ordem de grandeza para comparar o "tradewear" de pneus
O índice "tradewear" tem início abaixo de 100 e pode atingir mais de 700.
É importante salientar 2 elementos relevantes:
- O teste consiste em percorrer cerca de 11 500 km num percurso normalizado nos EUA e depois extrapolar o fim de vida do pneu em função dos resultados obtidos.
- Estes testes apenas são realizados pelo fabricante de pneus, que não é controlado por um organismo independente.
Por estas razões, comparar diferentes "treadwear" de diferentes marcas de pneus pode rapidamesnte tornar-se impreciso, ou até gerar mais confusão.
Alguns não hesitam em afirmar que o resultado do "treadwear" de um pneu é uma sábia mistura definida por engenheiros especialistas e por equipas de marketing que procuram argumentos de venda.
O índice de tração do pneu
Implementado vários anos antes do rótulo europeu, o índice de tração consiste em testar a velocidade constante, com chuva, com sequências de travagem, o compoirtamento do pneu montado num eixo de reboque. A série de testes é constituída por vários tipos de revestimentos do piso (asfalto e betão).
Quanto mais próxima a classificação ficar de AA, melhor é a tração do pneu.
Eis uma tabela de classificações que lhe permite visualizar a performance de tração dos seus pneus:
Índice de tração | Coef de força G em alfalto | Coef de força-G em betão |
---|---|---|
AA | >0.54 | 0.38 |
A | 0,47<Coef<0,54 | 0.35 |
B | 0,38<Coef<0,47 | 0.26 |
C | <0.38 | 0.26 |
O índice de temperatura do pneu
Quando um pneu está a circular, está em contacto e fricção com o piso. A respetiva temperatura sobe em função de vários elementos, como:
- O peso suportado
- A velocidade de rolamento
- A potência do veículo
- O tipo de revestimento do piso
- A temperatura exterior
- A temperatura do piso
- Etc.
A conceção do pneu e as misturas de goma vão fazer com que, ao isolar as variáveis citadas anteriormente, a temperatura de cada pneu suba de forma diferente.
O teste consiste em determinar, em laboratório, a velocidade a partir da qual o pneu vai começar a deteriorar-se em perímetro constante.
A classificação do resultado é indicada por letras que correspondem a:
Letras no flanco | Velocidade máxima antes da deterioração |
---|---|
A | >185km/h |
B | 160km/h < Teste < 185km/h |
C | 136 km/h < Teste < 160 km/h |
Estes testes e índices podem parecer redundantes com outros indicadores tais como o rótulo europeu ou o índice de velocidade dos pneus. Contudo, ainda é utilizado para todas as homolocações nos EUA e por muitos utilizadores europeus ávidos de informações sobre pneus.