Nova geração de rotulagem

O rótulo energético do pneu permite aos condutores verificar não só se estão a comprar um pneu adequado ao seu veículo, mas também conhecer os diferentes desempenhos que oferece em termos de travagem em piso molhado, ruído externo de rolamento ou ainda resistência de rolamento. Serve então para classificar o pneu, além de incentivar os fabricantes a desenvolverem modelos mais silenciosos, mais seguros mas também mais eficientes.

Classificação do desempenho dos pneus

Três diferentes rótulos energéticos permitem categorizar os pneus e o seu desempenho:

  • Vai da mais à menos eficiente e varia de A a G, a classe de eficiência energética agora oferece a possibilidade de conhecer o desempenho da resistência ao rolamento do pneu e, portanto, a energia de que necessita. Quanto menos um pneu resiste ao rolamento, menos energia precisa para movimentar o veículo, o que permitirá poupar nessas despesas que podem revelar-se significativas.
  • Variando também de A a G e seguindo a mesma regra do ponto anterior, a classe de aderência em piso molhado permite determinar a distância de travagem em piso molhado
  • Para avaliar o nível de som, a classe de ruído produzido pelo rolamento externo é apresentada neste rótulo com classificação de A à B (do mais ao menos alto). Repare que os pneus cujo nível de som é de classe C já não são autorizados.
rótulo energético

O rótulo energético e a lei

Prevista inicialmente pelo Regulamento (CE) n.°1222/2009, a obrigação de oferecer pneus para veículos e carrinhas com rótulos energéticos no mercado europeu é substituída pelo Regulamento (UE) 2020/740 desde o 1.º de maio de 2021. As novas exigências previstas neste novo regulamento abrangem também os camiões e os autocarros.

Além disso, este novo regulamento de rótulos energéticos prevê que um símbolo indicando o desempenho do pneu em termos de aderência em condições extremas de neve e gelo seja colocado no pneu além do rótulo padrão. As opções de rotulagem passam então para quatro. Se o pneu for um pneu adaptado para o gelo severo, apresentará o símbolo de uma montanha com gelo enquanto que se for adaptado às condições extremas de neve, apresentará o símbolo alpino que representa um floco de neve com de fundo de montanha de três picos.

Por outro lado, os novos símbolos para as necessidades de energia indicam mais explicitamente que a eficiência de combustível se aplica tanto a veículos elétricos quanto aos de combustão interna. A classe de desempenho para o ruído será sempre indicada na parte inferior do pneu, com o nível de ruído em decibéis.

Este novo regulamento estipula também a proibição de pneus cuja aderência em piso molhado e resistência ao rolamento sejam das classes F e G. Por isso, a escala de valores passa de A a E, substituindo a de A a G para reduzir os valores a 5 classes.

Finalmente, os pneus que apresentem os 5 diferentes desempenhos serão objeto de uma avaliação através de testes padronizados e as autoridades competentes poderão realizar verificações. Até será possível obter e consultar a base de dados da Comissão europeia a partir do código QR para obter informações adicionais. De referir ainda que, no que diz respeito à segurança geral dos veículos automóveis, o Regulamento (CE) n.º 661/2009 estabelece requisitos mínimos de eficiência ao nível da conceção ecológica de pneus.

Correspondência entre a antiga e nova geração de rótulo energético:

correspondência entre o antigo e o novo rótulo energético
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