Pode fazer um bom negócio, desde que conheça os vários pontos a verificar.
A conformidade com o seu veículo:
Assegure-se de que os 2 pneus possuem a mesma marca e o mesmo perfil. Assegure-se de que os índices de carga e de velocidade são iguais ou superiores aos indicados pelo construtor do seu automóvel. Se for esse o caso, pode passar à verificação do nível de desgaste.
O desgaste da banda de rolamento:
Comece por verificar o desgaste da banda de rolamento. A profundidade da ranhura principal de um pneu novo situa-se entre 8 e 9 mm. O indicador de desgaste está situado a 1,6 mm. Ao medir a profundidade da ranhura principal, consegue uma boa indicação do nível de desgaste dos seus pneus.
DICA: pegue numa moeda de 2€ para fazer o teste. A parte prateada da moeda mede 4 mm; se conseguir ver o bordo prateado, isso significa que os pneus estão demasiado gastos. Se não conseguir ver o bordo prateado, fica a saber que a ranhura tem mais de 4 mm de profundidade.
A regularidade do desgaste:
O enchimento insuficiente provoca um desgaste prematuro dos bordos da banda de rolamento.
O enchimento demasiado provoca um desgaste prematuro da banda de rolamento.
Uma pressão correta permitirá obter um desgaste uniforme da banda de rolamento.
Os problemas de desalinhamento da direção podem também afetar a regularidade do desgaste. Convém não comprar pneus em segunda mão se o desgaste lhe parecer anormal; ver os exemplos seguintes:
Encontra pneus em segunda mão no nosso site; são indicados como tal e são vendidos a preços muito apelativos. Todos os nossos pneus em segunda mão são verificados antes do envio.