No flanco dos seus pneus estão indicados a marca, o perfil e o tamanho. Por exemplo: Michelin Primacy 205/55 R16 91V
- Largura: 205
- Altura: 55
- Diâmetro: 16
- Índice de carga: 91
- Índice de velocidade: V
No flanco dos seus pneus estão indicados a marca, o perfil e o tamanho. Por exemplo: Michelin Primacy 205/55 R16 91V
Antes que seja demasiado tarde!
O desgaste máximo permitido por lei é de 1,6 mm de profundidade do relevo. Pode verificar com um indicador de desgaste.
Tenha bem presente na sua mente que quanto mais gastos estiverem os seus pneus, maiores serão as distâncias de travagem e maior será o risco de aquaplaning.
Por isso não espere nunca demais antes de trocar os seus pneus. Os pneus são elementos de segurança!
Os pneus inverno (necessários com temperaturas inferiores a 7 °C), graças à sua grande quantidade de lamelas e a uma mistura de goma à base de sílica, vão permitir-lhe manter uma boa aderência e uma boa tração em todas as condições de inverno.
Os pneus verão vão proporcionar-lhe uma melhor estabilidade, um melhor conforto sonoro e um melhor consumo de combustível com temperaturas acima do 7 °C.
Os pneus 4 estações são um compromisso entre um pneu de verão e um pneu de inverno. Permitem evitar as trocas de pneus ou ter de montar um pack de rodas de inverno. Embora sejam um bom compromisso, não podemos dizer que são excecionais no verão e excecionais no inverno. Os fabricantes continuam, no entanto, a aumentar as suas gamas e a investir em investigação e desenvolvimento para melhorar as suas performances independentemente da estação do ano.
Os 4 pneus são o seu único ponto de contacto com o solo. Assim, quando trava de forma progressiva ou em caso de travagem de emergência, apenas os pneus transpõem para a estrada a ordem dada pelo sistema de travagem. Por isso, é muito importante manter os seus pneus em bom estado e com a pressão correta.
Existem 3 tipos de transmissão da potência gerada pelo motor:
É sempre muito difícil responder a esta pergunta com um valor.
Existem muitos fatores que vão influenciar o número de quilómetros que os seus pneus podem percorrer:
Cada fabricante de pneus elabora os seus pneus em função de cadernos de encargos precisos.
Este vai atuar em vários fatores opostos, tais como:
O índice de carga é o índice de capacidade máxima que o pneu pode suportar sem sofrer degradação.
Os construtores automóveis definem para cada um dos seus veículos aquando da conceção, ensaios e homologação, o índice de carga adequado para esse veículo.
O proprietário do veículo deverá portanto respeitar tal índice, no mínimo.
Por outro lado, está autorizado a montar índices de carga superiores.
O índice de velocidade do pneu corresponde ao índice de velocidade máxima que o pneu pode suportar antes de sofrer degradação.
Tal como o índice de carga, é definido aquando a homologação do veículo.
Assim, o proprietário do veículo deverá respeitar, no mínimo, este índice de velocidade. Tem, no entanto, toda a liberdade para montar índices de velocidade superiores.
A largura dos pneus é a 1ª série de 3 algarismos que definem o tamanho dos pneus.
Esta largura é indicada em milímetros.
A medição é feita de "flanco a flanco".
Por exemplo, o 205/55 R16 tem uma largura de banda de rolamento de 205 milímetros.
A altura dos pneus é a segunda série de 2 algarismos que definem o tamanho dos pneus.
Esta altura corresponde a uma percentagem da largura do pneu.
Por exemplo, o 195/65 R15 tem uma altura de flanco de 65% x 195 = 126,75 milímetros.
Os flancos neste exemplo medem portanto 127 milímetros.
O diâmetro da jante é a 3ª série de 2 algarismos que definem o tamanho do pneu.
O diâmetro da jante é indicado em polegadas.
Por exemplo, o 225/45 R17 91V tem um diâmetro de jante de 17 polegadas.
Para converter polegadas em centímetros, multiplica-se por 2,54.
Assim, no nosso exemplo, o tamanho da jante é de 43,18cm.
Para converter polegadas em centímetros, basta multiplicar por 2,54.
Por exemplo, 18 polegadas = 45,72cm.
Embora os pneus para os veículos elétricos não sejam diferentes dos pneus para veículos a gasolina ou diesel, a verdade é que, regra geral, têm uma muito baixa resistência ao rolamento.
Assim, para os veículos elétricos, recomendamos que preste muita atenção ao rótulo europeu de performance do pneu e dê preferência a uma resistência ao rolamento (A ou B).
A autonomia do seu veículo será, por conseguinte, melhor.
Quanto aos pneus inverno, a resistência ao rolamento será superior e, portanto, a quilometragem efetuada antes de cada recarga será inferior.
O rótulo europeu é uma etiquetagem obrigatória para todos os pneus novos.
Tem 3 critérios de medida:
A resistência ao rolamento é uma fórmula para exprimir a quantidade de energia de que o pneu vai necessitar para percorrer uma determinada distância.
Ou seja, quando mais baixa for a resistência ao rolamento, menos energia utilizará o veículo para avançar.
Um decibel é uma medida para exprimir a quantidade de ruído.
O pneu, ao rolar, produz uma quantidade de ruído expressa em decibéis.
Quanto mais baixo for o nível, mais o silencioso é o pneu.
Um pneu, quando desacelera ou se imobiliza, tem uma determinada inércia.
Por isso, para se imobilizar, o veículo precisa de uma determinada distância.
Esta distância, expressa em metros, varia em função do estado dos pneus, do pisco (seco, húmido, com neve...) e da velocidade.
Quando a estrada está húmida, existe uma película de água entre o alfalto e a banda de rolamento do pneu.
Este corpo estranho reduz a aderência e aumenta significativamente a distância de travagem.
Por isso, é muito importante manter os seus pneus em bom estado, com a pressão correta e observar regularmente o grau de desgate dos pneus para não acentuar este fenómeno.
Quando a quantidade de água se torna demasiada sobre o pavimento, o pneu pode perder o contacto com o alfalto.
Deixa de estar em contacto com o piso.
O pneu está então sobre água e deixa de ter aderência.
Além disso, com o pneu em movimento, gera-se um efeito de roda de proa na frente do pneu, que o impede de retomar a sua superfície de contacto com o piso.
As correntes de neve são equipamento obrigatório em determinados períodos do ano, em certas regiões da Europa.
Contudo, a sua utilização apenas é necessária com neve ou gelo.
É muito importante, em caso de necessidade, saber montar correntes de neve.
Em Grip500 encontra uma grande variedade, instruções de montagem das suas correntes de neve.
Escolher corretamente as suas correntes de neve é indispensável para a sua segurança.
Os têxteis de neve são pensados para utilização muito ocasional.
Fáceis e rápidos de montar, são ligeiramente menos eficazes que as correntes de neve.
As correntes de neve ocupam um pouco mais de espaço e demoram um pouco mais a montar, mas têm um melhor desempenho em piso com neve e gelo.
As correntes de neve são obrigatórias em determinados meses do ano em acessos regulamentados.
Recomendamos-lhe, por isso, que tenha sempre na mala do seu veículo um par de correntes de neve em bom estado de utilização.
Atenção: as correntes devem ser adequadas aos tamanho dos pneus.
O pneu 4 estações é um pneu desenvolvido para fazer face às temperaturas superiores e inferiores a 7 °C.
Verdadeiro compromisso técnico e tecnológico, permite manter a aderência e a motricidade no inverno. Permite também conservar boas performances no verão (conforto de condução, distâncias de travagem...).
Os desempenhos dos pneus 4 estações melhoraram significativamente no últimos anos!
Em contrapartida, não podemos dizer que se trata de um pneu de verão e de um pneu de inverno, mas sim de um compromisso entre os 2.
Embora um pneu 4 estações seja muito mais performante que um pneu inverno, no verão, e as suas lamelas e mistura de goma lhe permitam um bom comportamento em estradas frias, não tem a mesma performance que um pneu inverno em estrada com neve.
Recomendamos que defina bem a utilização do seu veículo para escolher corretamente os seus pneus.
O pneu inverno, com a sua mistura fortemente enriquecida em sílica e a sua quantidade de lamelas 70x superior ao pneu verão, vai ter um comportamento ideal em estrada com temperaturas inferiores a 7 °C ou em estradas com neve.
A sua tração, a sua motricidade, a sua aderência, a sua evacuação da água, as suas distâncias de travagem vão permitir-lhe circular com toda a segurança durante todo o inverno.
Quando a temperatura é inferior a 7 °C, os seus pneus 4 estações vão encantá-lo tanto em estrada seca como molhada.
As suas distâncias de travagem serão muito reduzidas comparativamente a um pneu verão, a sua motricidade e o comportamento em estrada também!
O pneu quatro estações, como o seu nome indica, vai permitir-lhe encontrar um bom compromisso entre ter dois conjuntos de pneus e não se sentir seguro num período do ano.
Em quase todas as situações, este pneu irá dar-lhe grande satisfação.
Contudo, se vive numa zona onde neva com regularidade, recomendamos-lhe pneus de inverno durante o inverno.
Se percorre muitos quilómetros e dá muita importância ao conforto de condução, ao ruído de rolamento ou à estabilidade em curva a alta velocidade, recomendamos-lhe pneus de verão no verão.
O pneu verão perde desempenho assim que as temperaturas descem para menos de 7 °C.
Fatores principais que explicam este fenómeno:
Como diz o provérbio: "os pneus verão para feitos para o verão. Os pneus invernos são feitos para o inverno."
O pneu inverno, com os seus desempenhos excecionais em tempo frio vai, em contrapartida, degradar-se mais rapidamente no verão:
Venha descobrir em Grip500 todos os produtos aos melhores preços para o seu automóvel.
Acaba de montar os seus pneus verão e questiona-se "Que faço com os pneus de inverno?".
A Grip500 recomenda guardá-los deitados, em local com pouca luz e protegidos das intempéries.
Se não tiver espaço, pergunte na oficina de montagem próxima de si se presta este serviço.
Durante o inverno, os pneus de verão devem ser guardados em local coberto, sem demasiada luminosidade (sem raios UV).
Se não tiver onde os guardar, consulte as nossas oficinas de montagem que disponibilizam o serviço de vigilância de pneus.
Trocar as jantes é uma excelente forma de dar outro estilo ao seu automóvel, sem o alterar!
Escolher o seu pack de jantes é muito simples:
Alterar o tamanho dos pneus é possível se se respeitarem as etapas seguintes:
O material de que a jante é feita é diferente (aço ou alumínio).
A jante alu desenvolveu-se muito nos últimos anos.
Tornou-se uma objeto de design e oferece uma verdadeiro estilo ao seu automóvel.
A jante em aço historicamente mais apreciada no inverno (preço e problema de sal das estradas) está agora a perder popularidade na sequência das baixas de preços das jantes de alumínio e da qualidade dos materiais muito melhor do que há 10 anos.
Em Grip500, entregamos os parafusos e porcas com a compra das suas novas jantes.
Desta forma, evita qualquer má surpresa aquando da receção das suas jantes novas e pode montá-las diretamente no seu automóvel!
Quando compra rodas completas, Grip500 entrega-lhe parafusos e porcas novos para evitar impossibilidades de montar as suas rodas.
Assim, pode desfrutar das suas novas rodas completas assim que recebe a encomenda.
A compra dos seus pneus representa um investimento que vai utilizar durante vários anos.
Por este motivo, o Grip500 oferece a garantia de pneus com qualidade anti-furos, pneu furado = pneu substituído, válido durante 1 por apenas alguns euros.
A assunção da responsabilidade é rápida... tal como a substituição do pneu furado.
A garantia pneu com qualidade anti-furos garante-lhe nunca mais ter más surpresas com os seus pneus.
Em caso de problema, um pneu furado = um pneu substituído de acordo com o contrato de garantia. Isso evita-lhe ter que reinvestir em pneus novos quando os seus estavam novos ou pouco gastos.
No flanco dos seus pneus, a seguir a DOT, encontra uma série de 4 algarismos.
Esses 4 algarismos correspondem à semana e ano de fabrico dos seus pneus.
Por exemplo, "0319" corresponde à terceira semana do ano 2019.
DOT significa "Department of Transportation".
Trata-se de uma série de letras e de algarismos referentes à autorização de circulação.
Um pneu que tenha um DOT nos seus flancos está autorizado e homologado para circular em todas as estradas do mundo. Inversamente, um pneu que não tenha DOT nos flancos não está autorizado a circular na estrada (ex: pneus de pista).
A última série de 4 algarismos corresponde à semana e ao ano de fabrico (ex: 0519 é um pneu fabricado na 5ª semana do ano 2019).
Indicamos o DOT dos pneus quando foram fabricados há mais de 36 meses. São frequentemente vendidos mais baratos e representam uma boa oportunidade.
Também designadas TPMS, as válvulas de monitorização da pressão são válvulas equipadas com um sistema eletrónico que permite medir a pressão dos pneus.
Esta pressão é então indicada no painel de instrumentos do veículo.
Quando a pressão baixa, recomendamos que pare numa estação de serviço e encha os pneus com a pressão correta.
As válvulas eletrónicas (designadas sensores de pressão) não devem ser substituídas aquando da troca dos pneus.
Contudo, o parceiro de montagem deverá assegurar-se que os elementos que constituem essas válvulas estão em bom estado a fim de evitar eventual desgaste prematuro ou danos.
TPMS é o termo utilizado para as válvulas de monitorização da pressão (também chamadas válvulas eletrónicas).
Todos os pneus homologados para o inverno têm uma marcação de flancos específica, que permite a sua identificação.
Este pictograma designado "3 flocos" representa uma montanha com um floco de neve dentro.
Se os seus pneus tiverem este pictograma, pode circular em todos os locais onde são obrigatórios equipamentos de inverno.
A marcação M+S no flanco dos seus pneus é a abreviatura das palavras: Mud+Snow.
Significa que os seus pneus são adequados para circular em piso com lama e neve.
Esta marcação é utilizada na maioria dos pneus 4x4 e em todos os pneus inverno ou 4 estações.
Em contrapartida, há alguns já anos que utilizamos na Europa, além de M+S (em pneus inverno ou 4 estações), o pictograma do floco para indicar que além de ser M+S, o pneu é feito para circular no inverno, em piso com neve ou escorregadio.
A banda de rolamento do pneu é a superfície ao centro do pneu, delimitada pelos 2 flancos.
Esta banda de rolamento é a única superfície que entra em contacto com o piso.
A sua função muito estratégica vai, portanto, dar a tração, a velocidade, a estabilidade e a direção ao pneu.
A altura mínima do relevo deve ser de 1,6 mm.
Quando mais a altura da banda de rolamento for diminuindo, menos será a capacidade do pneu para evacuar a água. O pneu gira mais rapidamente em aquaplaning.
Os flancos de um pneu são as bandas de suportes situadas entre a jante e a banda de rolamento.
Os flancos têm várias funções estratégicas:
A forma das lamelas de um pneu é estratégica para:
A sílica é um mineral adicionado na mistura da goma do pneu.
As suas moléculas não variam em função da variação da temperatura e permitem que os pneus mantenham os seus desempenhos mesmo a baixa temperatura.
A borracha natural ou sintética na presença da sílica não endurece mais (nem menos).
O pneu mantém-se, portanto, flexível e pode continuar a travar, amortecer, não derrapar.
O preto de carbono é um pigmento que dá uma cor uniforme aos pneus. O pneu torna-se então de cor preta.
Sem o preto de carbono, o pneu teria várias cores, não uniformes, que seriam o resultado da mistura de mais de 70 matérias que constituem o pneu.
Tecnicamente, não existe complexidade em fabricar pneus verdes, brancos, vermelhos...
No entanto, todos os fabricantes mantêm a cor preta pois um pneu que está em contacto com o solo suja-se muito rapidamente.
O preto permite disfarçar melhor as flutuações de cor.
Pneu verde designa um pneu com baixa resistência ao rolamento.
Estes pneus de nova geração são pneus mais ecológicos.
Com efeito, consomem menos energia para percorrer uma distância maior.
O consumo de combustível é por isso reduzido e você faz um gesto a favor do planeta e do seu orçamento.
São muitos os fatores que influenciam a longevidade dos pneus:
Segundo o adágio "quem pode mais, pode menos", tem o direito de montar um índice de velocidade superior para os seus pneus.
Em contrapartida, recomendamos manter a mesma marca, perfil, tamanho, índice de carga e índice de velocidade no mesmo eixo para manter um comportamento em estrada equilibrado e evitar vibrações e outros inconvenientes.
Pelo contrário, é proibido montar pneus com um índice de velocidade inferior. Os seus pneus poderiam degradar-se prematuramente (ou seja, muito rapidamente...) e até mesmo rebentar em andamento.
Existe uma exceção para os pneus inverno e 4 estações (M+S) desde que se respeite a velocidade máxima do novo índice de velocidade.
Pode montar um pneu com um índice de velocidade inferior desde que:
É sempre possível montar pneus com um índice de carga superior.
Isso permite aumentar a carga máxima que o eixo pode suportar.
Recomendamos no entanto manter no mesmo eixo:
É estritamente proibido montar pneus com um índice de carga inferior ao índice de origem.
Na realidade, aquando da conceção do veículo, os construtores automóveis definiram a carga máxima que o eixo pode suportar.
Baixar essa capacidade de carga conduz, portanto, a correr riscos significativos e é estritamente proibido pelo código da estrada.
Um pneu Run-Flat (com "flancos autoportantes " ou "zero pressão") é um pneu com flancos reforçados que, em caso de baixa pressão, vai compensar o trabalho da banda de rolamento.
Assim, pode circular a velocidade reduzida durante alguns quilómetros em danificar os seus pneus, sem correr o risco de o pneu se soltar da jante.
Todos os veículos equipados de origem com pneus RunFlat estão igualmente equipados com sistemas de monitorização da pressão, que emitem alertas no painel de instrumentos em caso de avaria nos pneus.
Desta forma, terá tempo para se dirigir à sua oficina ou estação de serviço para diagnosticar a razão da perda de pressão e voltar a colocar os seus pneus em condições de circular.
Todos os grandes fabricantes de pneus têm na sua gama pneus RunFlat. Utilizam várias denominações:
A denominação Continental SSR corresponde ao pneu RunFlat desenvolvido pela marca Continental.
Os pneus utilitário (também chamados pneus carrinhas) são pneus reforçados que permitem transportar uma carga no eixo mais importante.
Estes pneus têm vários nomes:
Um pneu recauchutado é um pneu que já teve uma primeira vida e inicia uma segunda vida.
O pneu desgastado na banda de rolamento deve ser trocado, pois deixou de cumprir todas as suas funções e a sua segurança fica reduzida.
Em contrapartida, é possível para este pneu, com uma nova banda de rolamento e flancos parcialmente refeitos, percorrer ainda inúmeros quilómetros.
Pode por isso passar por uma empresa de recauchutagem.
Uma empresa de recauchutagem é uma fábrica industrial que verifica o estado do pneu e da respetiva carcaça e o recoloca em bom estado, substituindo a banda de rolamento gasta e uma parte dos flancos por uma banda de rolamento nova e flancos novos.
Existem várias grandes marcas de empresas de recauchutagem de pneus turismo: black star, insa turbo, heidenau.
Este pneu reciclado por então iniciar a sua segunda vida. Toma assim uma atitude amiga do ambiente mas também do seu bolso.
Para saber se os seu pneus são Runflat, basta ler a inscrição nos flancos do pneu ou na documentação do seu veículo.
Se o seu veículo não estiver equipado de origem com pneus Runflat, desaconselhamos vivamente a montagem de pneus Runflat quando trocar os seus pneus.
Com efeito, o chassis, as jantes e todo o sistema de direção não foram concebidos para este tipo de pneus.
Recomendamos que mantenha o tipo de pneus de origem.
Por isso, se o seu veículo estiver equipado de origem com pneus Runflat, aconselhamos a montagem de pneus Runflat quando trocar os seus pneus.
No entanto, se, por qualquer razão, não pretender montar pneus Runflat, tem por obrigação ter uma solução de emergência no seu veículo de tipo:
Os pneus sofrem uma perda natural de pressão ligada a:
Necessita, portanto, de verificar regularmente a pressão dos seus pneus para os manter em bom estado e, assim, conduzir com toda a segurança.
Os pneus são pretos pois, aquando da sua conceção, os fabricantes adicionam, entre os vários ingredientes, uma molécula chamada preto de carbono.
É a presença deste preto de carbono que confere esta cor uniforme ao pneu.
Tecnicamente, seria simples fabricar pneus vermelhos, verdes, brancos ou azuis.
O pneu cumpre um determinado número de papéis e responsabilidades:
Manter os amortecedores em bom estado permite-lhe, além de aumentar a sua segurança, prolongar a vida dos seus pneus.
De facto, quando os amortecedores do veículo não cumprem o seu papel, o pneu é obrigado a compensar e a garantir o papel que os amortecedores deixaram de cumprir.
As válvulas dos pneus também são em borracha (ou têm elementos em borracha). O seu estado degrada-se com o passar do tempo (luz do sol ou da lua, higrometria...).
Recomendamos, por isso, a substituição das válvulas quando se trocam os pneus.
A válvula é um órgão de segurança que lhe permite manter os seus pneus com a pressão correta.
É importante verificar frequentemente a pressão dos pneus.
Recomendamos verificar a pressão, no mínimo, a cada 3 meses.
Uma pressão de enchimento insuficiente leva a um consumo de combustível superior, a uma perda de controlo mais rápida em situação de emergência, a flutuações na direção e a um risco de aquecimento e de rebentamento do pneu.
Os pneus do eixo dianteiro transmitem a direção do veículo à estrada.
Por isso é importante que as 2 rodas estejam bem paralelas para não sofrerem desgaste prematuro.
Com o passar dos anos, a geometria da direção vai-se deteriorar. Tal deterioração está associada aos inúmeros choques que as rodas suportam (passeios, buracos, ...).
Pode mandar verificar a geometria da direção num dos nossos inúmeros parceiros de montagem.
Manter uma geometria da direção correta permite manter-se em segurança e limitar o desgaste dos pneus.
O sistema de direção do seu automóvel é o conjunto das peças que permitem ao veículo avançar e adaptar as trajetórias.
Os elementos que constituem o sistema de direção de um automóvel são, por exemplo:
Alguns pneus possuem um índice de carga geminado?
Por exemplo, o 195/70R15 104/102T significa que as carrinhas com duplo eixo motriz podem suportar uma carga superior.
Por conseguinte, os 4 pneus do eixo vão poder suportar 4x a carga correspondente ao índice 102.
Aquando da troca de pneus, pode trocar os 4 pneus e substituí-los por pneus novos ou recauchutados.
Contudo, se trocar apenas 2 pneus, recomendamos que monte os 2 pneus novos no eixo traseiro.
Existem várias razões para tal:
A roda sobresselente é uma roda de emergência guardada geralmente na mala do veículo. Esta roda sobresselente permite, em caso de furo, substituir o pneu furado e continuar a sua viagem.
Recomendamos encher os seus pneus (ajustar a pressão), pelo menos, a cada 2 meses.
Uma pressão de enchimento correta dos pneus permite-lhe: